Fisioterapia
SOBRE O CURSO
O fisioterapeuta trabalha para prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. O profissional pode actuar em hospitais (no atendimento ambulatória, de leito e de terapia intensiva), em centros de reabilitação, clínicas particulares, clubes desportivos, centros de saúde, escolas, indústrias, universidades, faculdades e centros de pesquisa.
O mercado de trabalho é bastante promissor, especialmente na área de atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural. Especialidades como a geriatria e saúde do trabalho também oferecem boas oportunidades. Além disso, há oportunidades na área desportiva, em clubes e academias, e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.
NOMENCLATURA E OBJECTO DO CURSO
A Escola Superior de Saúde Castelo adota um projecto pedagógico com metodologia avançada no ensino do Curso de Licenciatura em Fisioterapia, assumindo as responsabilidades dos corpos docente e discente e da instituição como base do sistema de ensino-aprendizagem, com o propósito de formar profissionais aptos a responder as necessidades do mercado de trabalho e as exigências do Sistema Nacional de Saúde.
A escolha da metodologia da aprendizagem baseada na interacção teórica e prática, com ênfases em a educação no trabalho e utilização dos métodos de seguimento e controlo sistemático do processo de ensino aprendizagem tem intenções construtivistas sobre os processos de ensino-aprendizagem, centrada no estudante como protagonista do processo de ensino aprendizagem e um currículo integrado, flexível, dinâmico e contextualizado, orientado à comunidade.
O curso de Fisioterapia desta Instituição visa proporcionar o conhecimento das ciências básicas, dos recursos fisioterápicos e das disfunções orgânicas para que o fisioterapeuta seja capaz de identificar os objectivos intermediários e finais a serem atingidos pela fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterapêuticas com finalidade educativa, terapêutica ou de reabilitação funcional, com uma duração entre quatro a cinco anos.
A criação do Plano Curricular do curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Castelo (ESSCA) baseou-se nas orientações do Decreto nº 193/18, de 10 de agosto, sobre Normas Curriculares do Subsistema do Ensino Superior, o Guião para a aplicação do sistema de créditos no âmbito das normas curriculares gerais para o Ensino Superior. Este Curso cumpre com todos os pressupostos do Plano Curricular do Curso, habilita e confere ao estudante o grau de licenciado, ao fim de cinco anos, ou eventualmente mais um ano.
A ESSCA pretende estabelecer-se, ao longo do tempo, como um centro de referência em Angola e mundo no que diz respeito à formação de profissionais com competências e habilidades técnico-científicas reguladas pela ética e por uma visão crítica de seu papel na sociedade, uma formação profissional voltada para a assistência, o ensino, a pesquisa e a extensão em todos os níveis.
CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA E HISTÓRIA RESUMIDA DO CURSO
Desde a antiguidade, o ser humano realiza movimentos simples como andar, correr e saltar. Com o passar dos anos, evoluções ocorreram e novas atividades foram surgindo: vieram as danças com passos ensaiados, malabarismos na arte circense, novas habilidades nas olimpíadas e muitos outros movimentos. E em todas as atividades citadas, a fisioterapia esteve presente. Mesmo que na antiguidade não tivesse esse nome, o tratamento pelo movimento era praticado.
Em China, algumas obras abordam a cura pelo movimento, que hoje é denominada como cinesioterapia, e que já era usada desde 2.698 anos antes de Cristo. Por outro lado, em 384 a.C., Aristóteles descrevia as ações musculares e séculos depois ficou conhecido como o “Pai da Cinesiologia”. Já para Galeno, a história aborda seu papel importante na terapia pelo movimento; de acordo com a medicina Trácia e Grega, ele foi responsável por utilizar uma ginástica que corrigiu o tórax deformado de um rapaz. As primeiras escolas de formação em Fisioterapia de que se tem registo começaram a lecionar na Europa, especificamente em Inglaterra e na Alemanha. A partir daí, foram se multiplicando por vários países europeus.
No início do século XX criaram-se as primeiras escolas nos Estados Unidos e posteriormente desenvolveram-se no Canadá e Austrália. Entre as décadas de 1940 e 1960 dezenas de países no Continente Americano, Ásia e África começaram também a formar Fisioterapeutas.
No século XX, a fisioterapia emerge com mais atuação para recuperar acidentados das guerras mundiais e se torna de suma importância para trabalhar na epidemia de poliomielite. Durante a Primeira Guerra Mundial, era exacerbado o número de mortos e mutilados e isso ocasionou a diminuição da força de trabalho, portanto a solução era reabilitar esses indivíduos e reinseri-los no mercado de trabalho. Para isso, surgem grandes centros de reabilitação e sendo utilizadas técnicas de cinesioterapia.
A próxima batalha enfrentada por esses profissionais teria relação com diversas doenças, em especial a poliomielite. Pode-se destacar, por exemplo, que em 1916, nos Estados Unidos, ocorreu uma epidemia da Pólio, sendo infectados mais de 27 mil estadunidenses, o que gerou em torno de 6 mil mortes e milhares casos de paralisia. Isso motivou, em 1945, um investimento de um milhão de dólares para o avanço da fisioterapia no tratamento da poliomielite paralítica, por parte da Fundação Nacional para Paralisia Infantil para a Associação Americana de Fisioterapia.
A história da Fisioterapia em Angola pode ser retratada em três períodos distintos: Período Pré-independência, Período Republica Popular de Angola, Período de Reformas e Atual.
Período Pré-Independência
A Fisioterapia em Angola inicia o seu marco histórico em 1964, enquanto província Ultramarina, com a criação das Escolas Técnicas dos Serviços de Saúde e Assistência do Ultramar, funcionando em regra nos hospitais centrais situados na capital da Província, onde se previam cursos de 2 e 3 anos para diferentes títulos profissional (Fisioterapeuta, Técnico de Fisioterapia, Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Eletroterapia).
Período da República Popular de Angola
Após a criação da República Popular de Angola verifica-se no país a fuga dos profissionais de saúde em geral e também dos Fisioterapeutas, e o desaparecimento dos programas de formação, surgiu assim a necessidade de se formar técnicos de Fisioterapia para responderem às exigências de assistência a pacientes.
Período de Reformas e Atualidade
Este período iniciou-se na década de 90 e continuou até aos nossos dias. Este período foi marcado pelo encerramento dos cursos básicos da Escola Técnica Provincial de Saúde de Luanda(ETPSL) e pelas reformas curriculares. O Ministério da Saúde (MINSA) mediante Despacho nº 519/MS/GMS/2002, orienta a criação da Comissão Nacional para a elaboração de currículo para os cursos de promoção e de especialidade no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, subsidiada pelo ofício nº1059 e constituiu a Comissão Nacional de Reformas do Ensino em Saúde e reformula os currículos dos diferentes cursos, no âmbito do Subsistema do Ensino Técnico Profissional e Reforma Curricular consignada na Lei n.º 13/01, 31 de dezembro no contexto da Formação Intermédia para a profissionalização de candidatos com 12ª classe do Ensino Secundário Geral. Esta formação foi ministrada pela ETPSL sob tutela do MINSA. O curso teve duração de três anos de formação em Fisioterapia e com perfil de saída de Técnico Profissionalizante sem grau académico.
Com a evolução do ensino privado em Angola, o Instituto Superior Privado de Angola (ISPRA) é reconhecido pelo Ministério de Educação através do Decreto-lei nº 38/00 e destaca-se no Sistema de Ensino Superior em Saúde com a abertura de alguns cursos de licenciatura no âmbito do diagnóstico e da Terapêutica na área da saúde, com ênfase para a Fisioterapia, sendo a primeira instituição a ministrar o Curso Superior de Fisioterapia em Angola com o programa curricular de 5 anos letivos 2002/2006. Atualmente em Angola existem múltiplas instituições a lecionar o Curso Superior de Fisioterapia.
PERFIL DE INGRESSO E DE SAÍDA
PERFIL DE INGRESSO
Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no
exame de acesso organizado pela ESSCA. Os candidatos devem para tal:
- Ter concluído o ensino Médio nos Cursos Técnicos de Saúde, IIº Ciclo do Ensino Secundário em Ciências Físicas e Biológicas ou equivalente que tenha disciplinas como Biologia, Anatomia, Química e Física;
- Ter conseguido um lugar cumprindo as normas estabelecidas pela ESSCA;
- Ter aptidões físicas e mentais para desempenhar-se como profissional.
PERFIL DE SAÍDA
Concluído com o curso Licenciatura em Fisioterapia, o profissional estará capacitado ao exercício da sua profissão em diversas vertentes:
- O licenciado em Fisioterapia planea, avalia e executa em equipa o relacionado com atenção ao indivíduo, família e comunidade nas acções de promoção e recuperação da saúde e prevenção de agravos;
- O licenciado em Fisioterapia realiza as acções pertinentes ao fazer fisioterapêutico de maneira resolutiva, com base em evidências científicas, visando a promover, preservar, restaurar e desenvolver a integridade de órgãos, sistemas e funções;
- O Licenciado em Fisioterapia estará habilitado para o exercício profissional em todos os níveis de atenção do Sistema Nacional de Saúde, nos serviços públicos ou privados, com base no rigor técnico e científico.
FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA – Nesta Área poderá trabalhar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, consultórios particulares, instituições assistenciais e em outros ambientes que oferecem tratamentos alternativos, como SPAs, hotéis e clínicas de estética.
HIDROTERAPIA – A fisioterapia aquática, como o próprio nome diz, usa como principal ferramenta para melhora e cura de problemas com respiração musculares e outros, a água. O profissional dessa área irá atuar com os pacientes em tratamentos de banhos de imersão, compressas, exercícios na piscina, ingestão de águas termais e outras técnicas com água.
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL – Nessa área, o fisioterapeuta apto a auxiliar em tratamentos em casos de flacidez da pele, gordura localizada, estrias e cicatrizes, tanto em clínicas quanto em hospitais, por exemplo. Pode atuar nas fases pré e pós-operatória de intervenções cirúrgicas, estéticas ou de restauração.
ESSCA
A Escola Superior de Saúde Castelo “ESSCA” é uma instituição do ensino superior especializada na área das ciências da saúde.
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