Medicina Dentária
SOBRE O CURSO
Fazer o curso de licenciatura em Medicina Dentária na Escola Superior de Saúde Castelo é saber investir em um futuro profissional dos mais promissores, afinal, esse segmento da saúde é o que mais cresceu nos últimos tempos em oferta de emprego e um dos que mais foi procurado pelos pacientes que desejam melhoria e qualidade da saúde oral.
PERFIL DE SAÍDA PROFISSIONAL
ORTODONTIA – Essa é a área focada nos clássicos aparelhos ortodônticos. Eles servem para corrigir a posição dos dentes e alterar a mordedura.
DENTISTA RESTAURADORA – A Dentista é responsável pela restauração e restabelecimento da função e da forma dos dentes. Os profissionais da área realizam procedimentos para clarear e corrigir a estética bucal.
ENDODONTIA – A endodontia se dedica ao tratamento de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes canal.
ESTOMATOLOGIA – Essa área da Odontologia é voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Nos lábios, dentes, mucosa oral, palatinas, glândulas salivares e demais estruturas.
NOMENCLATURA E OBJECTO DO CURSO
A Medicina Dentária é a área da saúde humana que se dedica ao estudo e tratamento das estruturas do sistema estomatognático, “formado pelo crânio, face, pescoço e cavidade bucal, incluindo ossos, músculos da mastigação, articulações, dentes e tecidos”. Pode também ser conceituada como a área da saúde humana responsável pela saúde oral, caracterizada pela ausência de doença estomatognática, e a correta funcionalidade, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático, incluindo região craniana e cervical; o que realça a importância do estudo da mesma pelo impacto na saúde humana como um todo, sendo por este facto indissociável da mesma.
Com o parágrafo acima realçamos a importância da disponibilização de formações qualitativas que permitam validar a melhoria na qualidade da educação profissional, facto que constitui condição indispensável para o êxito profissional, em um mundo pautado pela competição, inovação tecnológica e crescentes exigências de qualidade, produtividade e conhecimento. E a ESSCA numa visão crítica-reflexiva da realidade social na qual está inserida, tem como uma das premissas voltar-se para a formação de profissionais bem qualificados que consigam atender as necessidades de protecção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde oral (bucal).
Há uma grande demanda na procura de serviços de saúde de todo o tipo, e neste destacamos, especialmente a área de medicina dentária “que vela pela saúde oral” e permite ao profissional que nela se forma capacidade de prevenir, interceptar, diagnosticar e tratar condições de saúde oral que possam de forma directa ou indirecta afectar a saúde geral, visto a boca ser a porta de entrada do corpo humano.
O momento actual é de aproximação entre Ministério da Saúde, Ministério do Ensino Superior, ESSCA, numa perspectiva de se trabalhar para em conjunto qualificar e valorar profissionais capazes de transitar em qualquer nível do sistema de saúde, desempenhando plenamente as funções que lhe forem incumbidas isto dentro de sua área de habilitação, propiciando uma prestação de serviço com qualidade, e assim bem servir a sociedade e ou comunidade onde estiver inserido.
A abertura deste curso permitira gerar mais eficiência na atenção profissional de saúde, a todos os níveis (primário, secundário e terciário), isto relativo a saúde oral, sendo então de fundamental importância que dentro do sistema de saúde se faculte a formação de profissionais capazes de responder as demandas e oferecer soluções plausíveis de acordo com problemas de cada localidade em que estiverem inseridos.
O curso permitira também que os estagiários do último ano, sob orientação e acompanhamento dos docentes do curso superior ministrado na Escola Superior de Saúde Castelo – ESSCA, sirvam a comunidade e se transformem em profissionais passiveis de serem inseridos nessas localidades, e com o tempo possam estimular e propiciar a formação de novos profissionais de saúde, e quiça levar a construção de mais estabelecimentos direccionados à atenção básica à saúde, bem como uma possível parceria com estes estabelecimentos no que tange ao atendimento em saúde ao público.
Destacamos uma vez mais o papel do sistema educacional privado na diminuição do fosso entre estudantes que concluíram o ensino médio e o acesso ao ensino superior; o que pode ser alcançado mediante a autorização de mais cursos competentemente estruturados e orientados e com credibilidade, que permitam a formação de profissionais capacitados, tanto para o sector empresarial quanto para a administração de órgãos públicos e privados. Angola em geral e Luanda em particular, precisam de profissionais qualificados para a gestão de práticas de trabalho modernas, para o emprego de atitudes inovadoras e para os desafios do desenvolvimento sustentável. E é nesse contexto que se instala a ESSCA, que não poupará esforços no sentido de oferecer, à comunidade, cursos, projectos e programas voltados para as necessidades regionais e integrados à realidade de sua área de inserção, com uma prospecção á longo prazo, de se tornar um centro de referência na província de Luanda no que diz respeito à formação de profissionais com competências e habilidades técnico-científicas reguladas pela ética e por uma visão crítica de seu papel na sociedade – uma formação profissional voltada para assistência, ensino, pesquisa e extensão.
O curso de Medicina Dentária desta Instituição tem por objectivo proporcionar conhecimentos capazes de facilitar o médico dentista a identificar os objectivos a serem atingidos, programando e executando intervenções com finalidade educativa, terapêutica ou de reabilitação funcional.
CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA E HISTÓRIA RESUMIDA DO CURSO
Os primeiros registos relativos à odontologia datam desde 3.700 A.C. em manuscritos egípcios, mencionando alguns malefícios, como a dor de dente, feridas gengivais e outras manifestações orais.
No século XVIII, Pierre Fauchard (1678-1761) com a obra “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas” proporcionou um salto para a Medicina Dentária, sendo considerado o “Pal da Medicina Dentária”. O livro abrangia anatomia, fisiologia, entre outros assuntos e citava a piorréia alveolar, que recebeu o nome de “Enfermidade de Fauchard” (doença periodontal).
A inauguração da primeira escola dental do mundo deu-se em 03 de Outubro de 1840, criada par Harris e Hayden no Estado de Maryland, na cidade de Baltimore, EUA (“Baltimore College of Dental Surgery”). O curso era de 16 semanas e a classe possuía cinco alunos.
A avaliação e reelaboração do Projecto Pedagógico têm como premissa fazer com que cada um dos envolvidos no Curso de Medicina Dentária se torne vinculado ao desafio que representa a construção e acção académica na sua dinâmica processual, educativa e participativa. A sua caracterização, a vitalidade, a avaliação e a actualização, por certo, dependem do compromisso colectivo com o que nele está proposto e com as transformações da ESSCA e da sociedade. Dessa forma, o Projecto Pedagógico deve estar em consonância com as dimensões da realidade social e nacional.
O momento actual é de aproximação do Ministério da Saúde com o Ministério de Ensino Superior, na perspectiva de formar um profissional capaz de transitar em qualquer nível do sistema de saúde, desempenhando plenamente as suas funções e prestando um serviço de qualidade à sociedade. Há um grande acesso a estes serviços de pessoas de outros municípios da cidade que buscam não só as especialidades, como também, atenção primária nos Pronto-Atendimentos.
Essas demandas podem ser resolvidas nestes municípios de origem com a formação de novos profissionais da saúde oral e de construção de mais estabelecimentos direccionados à atenção básica a saúde, bem como uma possível parceria com estes estabelecimentos no que tange ao atendimento em saúde ao público pelos estagiários dos últimos anos, sob orientação e acompanhamento dos docentes do Curso de Medicina dentária.
Nesse sentido, é função principal das unidades de ensino, proporcionar constantemente, visibilidade do Projecto Pedagógico, explicitando a comunidade universitária e a sociedade, as suas dimensões – política, social e cultural, a concepção do curso, bem como sua interrelação no que se refere à produção e reprodução da vida social. E, ainda, a visibilidade ético-política à actuação e formação do profissional de Medicina Dentária com ênfase na educação e na promoção da saúde.
A demanda de serviços e de vagas para o estudo de Medicina Dentária evidencia a necessidade eminente do aumento do número de cursos e instituições que permitam suprir a imprescindível demanda de formação e de mão-de-obra qualificada em Angola e evitar a saída de estudantes de para a busca de um curso superior, nesta área de conhecimento, fora das fronteiras nacionais.
A profissão está em alta e procura pelo Curso de Medicina Dentária é crescente, a percepção da importância do profissional de saúde bucal e do impacto desta na saúde como um todo e na qualidade de vida das pessoas é, cada vez mais, elevada, o que justifica o crescimento vertiginoso do mercado de trabalho do médico dentista.
PERFIL DE INGRESSO E DE SAÍDA
PERFIL DE INGRESSO
Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no exame de acesso organizado pela ESSCA. Os candidatos devem para tal:
- Ter concluído o ensino Médio nos Cursos Técnicos de Saúde, IIº Ciclo do Ensino Secundário em Ciências Físicas e Biológicas ou equivalente que tenha disciplinas como Biologia, Anatomia, Química e Física;
- Ter conseguido um lugar cumprindo as normas estabelecidas pela ESSCA;
- Ter aptidões físicas e mentais para desempenhar-se como profissional.
PERFIL DE SAÍDA
O perfil desejado do Licenciado em Medicina Dentária é de ser um profissional que
tenha a capacidade de:
- Posicionar sua opinião como generalista, humanista, crítico e reflexivo, que lhe permitam inter-actuar com a equipa de saúde, o colectivo de trabalho, os pacientes, a família e comunidade;
- Actuar como membro de equipas multidisciplinares de saúde em todos os níveis de atenção do Sistema Nacional de saúde, com base no rigor técnico e científico;
- Exercer actividades referentes à saúde, assim com o diagnóstico, prevenção, controlo e tratamento das doenças, recuperação e reabilitação da saúde da população;
- Fundamentar sua investigação científica, pautado em princípios éticos, morais, legais e na compreensão da realidade social angolana;
- Assumir o processo tecnológico da especialidade e sua aplicação ao organismo humano, com objectivo de melhoria do estado de saúde da população, aplicando métodos convencionais e avançados;
- Possuir vocação ética e profissional, valores humanos que permitam inter-actuar com a equipa de saúde, o colectivo de trabalho, os pacientes, a família e comunidade;
- Desempenhar as funções docentes e investigativas e técnico-administrativas durante o exercício de sua profissão;
No conjunto das necessidades para o estabelecimento das acções voltadas para a promoção da saúde da população, contextualizada com as demandas políticas, sociais, económicas e culturais, estará a formação adequada do profissional da saúde; - Compreender o ser humano na sua historicidade e sujeito transformador da realidade;
- Planear, executar e avaliar em equipa o relacionado com atenção ao indivíduo, família e comunidade nas acções de promoção e recuperação da saúde e prevenção de agravos, referenciadas pelo perfil epidemiológico da sua área de abrangência;
- Participar da produção e divulgação do conhecimento em sua área de saber;
- Actuar em processos educativos voltados para a saúde da população e na educação continuada para o pessoal da sua área de acção;
- Actuar em equipa multiprofissional no planeamento e programação das acções de saúde;
- Gerenciar o processo de trabalho em Medicina Dentária nos cenários de actuação profissional respeitando os princípios éticos.
ESSCA
A Escola Superior de Saúde Castelo “ESSCA” é uma instituição do ensino superior especializada na área das ciências da saúde.
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